Seis Dicas Para Otimizar a Eficiência Energética de Máquinas Pesadas

Seis dicas para otimizar a eficiência energética de máquinas pesadas

O combustível para equipamentos pesados está entre os custos inegociáveis em uma operação no campo da construção civil, mineração, saneamento ou áreas semelhantes. A seguir confira o nosso artigo sobre o tema Seis Dicas Para Otimizar a Eficiência Energética de Máquinas Pesadas

Mas isso não significa que o uso desse recurso não pode ser otimizado. Algumas práticas bastante simples podem reduzir o consumo energético sem prejudicar o desempenho das máquinas, garantindo mais economia e produtividade. 

Para te ajudar, listamos seis dicas importantes que podem tornar o uso de máquinas pesadas mais econômico e eficiente, sem desperdiçar combustível ou danificar o equipamento. Confira!

1. Utilize o equipamento adequado para cada atividade

Cada máquina é projetada para atender demandas específicas e forçá-las a realizarem algo para o qual não foram preparadas pode gerar desperdícios de combustível e até danificar a estrutura da máquina. Por isso, planeje-se com antecedência, observando tudo que será necessário para cada etapa da sua operação e escolha os equipamentos ideais. Se tiver dúvidas, não deixe de consultar profissionais especializados! 

2. Ajuste a potência do equipamento sempre que necessário

Muitas máquinas permitem que o operador selecione um modo de trabalho ou a potência adequada para cada situação. Usar uma configuração mais pesada em atividades leves, por exemplo, pode aumentar o consumo de combustível de forma desnecessária. 

3. Saiba o que fazer em períodos ociosos

O que fazer quando a operação precisa ser interrompida por um período de tempo: manter o equipamento com o motor ligado, reduzir a potência ou desligá-lo? A resposta é que não existe uma convenção para essa dúvida. Cada fabricante ou modelo tem uma recomendação e o ideal é saber qual é a melhor escolha em cada situação, de acordo com a orientação do manual de instruções.

4. Mantenha a calibragem em dia

Assim como em veículos de passeio, máquinas com pneus também precisam ser calibradas regularmente. Isso porque a pressão dos pneus tem influência direta no consumo de combustível.

5. Utilize combustível de qualidade

Escolher a opção mais barata pode ser a solução mais cara para as suas operações. Combustíveis de boa qualidade rendem muito mais e ajudam a reduzir danos e perdas de potência. Ou seja, é melhor não arriscar e escolher produtos de confiança. 

6. Mantenha a manutenção dos equipamentos sempre em dia 

Além de evitar acidentes e paralisações, ter um cronograma de manutenções periódicas para cada equipamento é fundamental para manter o bom funcionamento e, consequentemente, a eficiência energética. E se você já utiliza os equipamentos da SATEL nem precisa se preocupar. Todas as nossas máquinas são revisadas rigorosamente e entregues em perfeitas condições de uso. Gostaria de solicitar um orçamento sem compromisso? Entre em contato conosco!

E vale ficar sempre de olho: o aumento no consumo de combustível pode indicar que algo não está funcionando corretamente. Acompanhe o desempenho de cada equipamento de perto com atenção aos detalhes para evitar desperdícios e gastos desnecessários para o seu bolso e para o meio ambiente.  

Postagens Relacionadas