seguranca na operacao

4 dicas para aumentar a segurança na operação

Ao utilizar máquinas pesadas, é preciso entender que equipamentos de grandes proporções e com limitações no campo de visão exigem cuidados, cumprimento de normas e muito treinamento. Somente assim é possível garantir segurança na operação, com um ambiente de trabalho mais adequado, tanto para os operadores como para outros trabalhadores locais.

Seguindo as recomendações e normativas regulamentadas, ainda é possível aumentar a produtividade e eficiência operacional, além de reduzir custos e assegurar um ambiente saudável a longo prazo. Quer saber como você pode fazer a sua parte? Confira algumas dicas para garantir mais segurança em suas operações.

Certifique-se de que o operador é habilitado para executar a função: máquinas pesadas são veículos complexos. Por isso, para evitar acidentes ou danos ao maquinário, não devem ser conduzidas por quem não possui qualificação necessária. Ou seja, além da carteira de motorista correspondente à categoria do veículo, é preciso fazer cursos específicos de capacitação técnica – que também variam conforme o tipo de máquina.

Utilize o equipamento de EPI obrigatório corretamente: engana-se quem pensa que o uso de EPIs não é necessário durante a operação de máquinas pesadas. Ao contrário do que pode aparentar, os profissionais não estão mais protegidos por estarem dentro das cabines. Pelo contrário: em alguns casos, os riscos de acidente podem ser ainda maiores.

Em geral, a NR-6 lista mais de trinta equipamentos de proteção diferentes. Entre eles estão capacetes, óculos, protetores auditivos, luvas, calçados (botas), colete refletor e vestimenta adequada. Verifique quais são os itens recomendados para o seu tipo de atividade e inclua esse cuidado na rotina de todos.

Realize inspeções regulares nos equipamentos: sem um planejamento adequado, as máquinas podem apresentar falhas que poderiam ser facilmente evitadas, resultando no aumento dos custos para o reparo e no tempo de inatividade, além de diminuir a vida útil dos equipamentos. 

Por isso, realizar inspeções regulares para evitar danos maiores e estabelecer um plano de manutenção preventiva são práticas fundamentais para aumentar a vida útil das máquinas e garantir produtividade por mais tempo.

Alugue sempre em locais confiáveis: equipamentos pesados exigem um alto investimento e o aluguel dessas máquinas proporciona uma vantagem de custo-benefício que pode fazer toda a diferença nas operações. 

Mas para que essa modalidade realmente traga economia, é preciso contratar o serviço de parceiros confiáveis. Do contrário, os equipamentos podem falhar durante o uso, causando danos e riscos para operadores e outros trabalhadores locais. E mais: máquinas de baixa qualidade ou com ausência de suporte podem aumentar os custos, prejudicar a qualidade e prazo de entregas além de ocasionar responsabilidades legais em caso de acidentes. 

Além de garantir equipamentos em ótimas condições, a SATEL oferece experiência, suporte completo e assistência para todos os momentos.  Entre em contato conosco e saiba mais! 

Postagens Relacionadas