nr12 satel

Segurança no trabalho: conheça a NR12

Prevendo regras para proteção individual, coletiva e organização do trabalho, a norma regulamentadora 12 é um dos principais direcionamentos para construir um ambiente de trabalho seguro, livre de acidentes e com boas condições para as pessoas e para a natureza. Amplamente reconhecida em setores produtivos que trabalham com máquinas pesadas, essa normativa esclarece o papel de cada um na manutenção da segurança, apontando as obrigações dos trabalhadores e dos empregadores nessa jornada. 

 

nr12 satel 2

 

Quer relembrar as principais exigências da NR 12 e ter certeza que as suas operações estão em conformidade com a regulamentação? Confira cada uma das dimensões da norma e entenda como elas devem ser colocadas em prática.

Dimensão 1 –  Proteção individual: torna obrigatório o uso de EPIs ao longo de toda a jornada de trabalho por todos os trabalhadores envolvidos na atividade.

Dimensão 2 – Proteção coletiva: exige a instalação de estruturas preparadas para proteger os trabalhadores de riscos coletivos, como proteções fixas, guarda-corpos e definição de circuitos de emergência, além de reforçar a importância dos treinamentos periódicos para toda a equipe. 

Dimensão 3 – Medidas administrativas e de organização do trabalho: determina que sejam realizados treinamentos periódicos para toda a equipe, manutenções preventivas em todos os equipamentos, monitoramento constante da segurança, além de exigir a definição de fluxos, processos, análises de riscos e possíveis perigos, inventário completo das máquinas e manual de operações e manutenções seguras.

Lembre-se: escolher o caminho da prevenção é se proteger dos acidentes, falhas e imprevistos, garantindo segurança para todos e evitando que os recursos sejam realocados para a correção de problemas. 

Postagens Relacionadas