maquinas mineracao

Quais são os equipamentos mais utilizados na área de mineração?

Da construção civil à indústria de eletrônicos, a mineração desempenha um papel fundamental na extração de recursos. E para que seja possível ter uma operação eficiente, é preciso contar com diferentes tipos de equipamentos, essenciais para explorar, extrair, processar e transportar minerais e outros recursos naturais.

Desenvolvidos com sistemas hidráulicos poderosos, motores com potência elevada e muita tecnologia, essas máquinas são desenvolvidas especialmente para atividades que exigem grandes níveis de força e torque, sendo capazes de quebrar rochas, deslocar volumes elevados de materiais e trabalhar em terrenos muitas vezes instáveis ou em solos de difícil perfuração.

Mas apesar de serem indispensáveis para o setor, é comum que muitos ainda não saibam quais são os principais equipamentos e sua funcionalidade para cada atividade. Pensando nisso, separamos algumas das máquinas mais importantes na mineração para garantir produtividade e segurança nas operações.

 retroescavadeira

Retroescavadeira

Robusta, versátil e essencial para diversas etapas do processo de exploração, as retroescavadeiras combinam duas funções em um único equipamento: uma pá carregadora na parte frontal e uma escavadeira na parte traseira. Assim, além de escavar o terreno, ela também realiza o trabalho de transporte de materiais e carregamento de caminhões.

motoniveladora

Motoniveladora

Na continuação de equipamentos considerados essenciais para o processo de exploração mineral, a motoniveladora – ou patrola, como também é conhecida – é caracterizada, sobretudo, por uma lâmina larga e ajustável montada na parte frontal do veículo e que pode ser movida para todas as direções. 

Com uma estrutura robusta e que garante um alto desempenho, a motoniveladora é uma das máquinas mais utilizadas no setor, sendo frequentemente empregada em etapas de construção e manutenção de estradas, como a remoção de camadas superficiais de solo e nivelamento e compactação do terreno.

Isso porque sua elevada capacidade de carga e descarga faz com que o equipamento  remova e espalhe materiais com agilidade, além de realizar perfusões e outras atividades que exigem precisão no nivelamento do solo.

trator de esteira

Trator de esteira

Aqui a diferenciação se dá pela estabilidade, aderência ao solo, alta potência e mobilidade. O trator de esteira é uma máquina pesada ideal para trabalhos em terrenos instáveis e locais de difícil acesso. 

Diferentemente de outros equipamentos, seu sistema de locomoção é formado por esteiras que proporcionam uma distribuição de peso mais uniforme, tornando-o particularmente eficaz em terrenos irregulares, lamacentos ou acidentados.

Na mineração, são amplamente empregados para a remoção de cargas, preparação de terrenos para a exploração mineral, organização e transporte de materiais e manutenção de estradas ou vias de acesso.

carregadeira

Pá carregadeira

Também conhecida como carregadeira frontal, esse equipamento é caracterizado por sua estrutura frontal, que permite a coleta e o carregamento de vários materiais, como terra, cascalho, areia, além de nivelar e aplainar terrenos.

Robusta e com alta capacidade de carga, versatilidade e eficiência, as pás carregadeiras estão, certamente, entre os principais e mais populares equipamentos de mineração.

Na SATEL você encontra o catálogo completo de maquinários para mineração, com soluções especializadas para cada operação. Contamos com equipamentos de alta qualidade e equipe especializada para garantir a máxima eficiência e rentabilidade a nossos clientes. Entre em contato conosco e saiba mais! 

Postagens Relacionadas