Quando o assunto é saúde e segurança, a prevenção é o melhor caminho. Nas operações e atividades da construção civil e outros segmentos correlatos, não é diferente. Em tantos contextos extremos, que exigem força e muita atenção, os riscos não podem ser ignorados. Todo cuidado é válido para evitar acidentes de trabalho ou danos ao meio ambiente. A seguir confira o post sobre Segurança na obra: conheça boas práticas para evitar acidentes de trabalho:
Muitas das práticas de segurança e prevenção de acidentes também vão contribuir para o bom funcionamento e durabilidade dos equipamentos utilizados nas operações. Ou seja, investir em prevenção é uma aposta certeira, que sempre trará retornos positivos.
Quer garantir a integridade física e psicológica de todos os trabalhadores, do meio ambiente e dos equipamentos utilizados em suas operações? Observe com muita atenção os seguintes fatores:
Cumprimento da legislação e adequação às normas regulamentadoras: a legislação do seu segmento de atuação deve nortear todas as práticas de segurança e prevenção de acidentes. Além de ser obrigatório, o cumprimento das leis evita inclusive situações de risco que podem não ter sido mapeadas e identificadas pela equipe. Seguir normas regulamentadoras, como por exemplo a ABNT, também é extremamente relevante. Lembre-se: para desenvolver o conjunto de normativas e leis, as entidades e autoridades dedicam muito tempo ao estudo e análise de cada atividade. Use esse conhecimento ao seu favor!
Uso correto e diário de equipamentos de proteção individual e coletiva: essa também é uma questão obrigatória, mas que precisa ser compreendida como uma forma de cuidado e preservação da vida. Equipamentos de proteção podem evitar inúmeras lesões, fraturas e até acidentes fatais. O uso deve se tornar um hábito de todos, que precisa ser incentivado periodicamente.
Sensibilização, conscientização e treinamentos de segurança: falar sobre prevenção de acidentes é imprescindível. Adote uma com uma comunicação clara, transparente e objetiva para explicar o papel de cada indivíduo na segurança das operações. Os treinamentos também não devem ser esquecidos. Para uma política de segurança efetiva, as pessoas precisam saber como reagir em situações que oferecem riscos e conhecer muito bem cada uma das medidas preventivas, tanto para colocá-las em prática da forma adequada como para orientar colegas e terceiros.
Monitoramento constante dos riscos: quais riscos você consegue identificar em cada etapa de sua operação? Faça um mapeamento e monitore tudo de forma contínua, envolvendo todas as pessoas que fazem parte do processo. Isso vai te preparar para situações mais extremas e evitar que acidentes ocorram por descuido.
Quer saber mais sobre segurança e prevenção de acidentes? Conte com os conhecimentos e a experiência da equipe da SATEL! Gostaria de solicitar um orçamento de máquinas pesadas sem compromisso? Entre em contato conosco!