Mercado modular e casas pré-fabricadas: uma tendência para o presente e futuro da construção civil

Inovação e tecnologia já fazem parte da rotina na construção civil. Ao lado de outras pautas como sustentabilidade, segurança e mão de obra, a construção modular, metodologia de construção civil por etapas, com partes pré-fabricadas, surge como tendência e solução para o setor.

O modelo é muito simples: os módulos padronizados são transportados individualmente e montados no local da construção, resultando em diferentes projetos como casas, prédios comerciais e até mesmo hospitais. E claro, contam com alta versatilidade, já que se adequam às necessidades de cada obra.

De acordo com a Mordor Intelligence, empresa de inteligência de mercado e consultoria, o segmento dos edifícios pré-fabricados no Brasil é estimado em US$ 3,25 bilhões e deve atingir US$ 4,26 bilhões até 2029, crescendo cerca de 5,54% durante o período.

Ainda que o formato seja relativamente novo no país, o modelo de construção apresenta significativa economia, racionalização e rapidez na execução da obra. Em primeiro lugar, a padronização reduz o desperdício de materiais, uma vez que a quantidade de módulos é prevista no início do planejamento do projeto. Além disso, a pré-fabricação das placas diminui o tempo no canteiro de obras, já que grande parte da produção é feita ainda na indústria.

E quem tem dúvidas quanto a segurança e resistência dos materiais utilizados, pode ficar tranquilo! Em fábricas especializadas, há um forte controle de qualidade e segurança, tornando a alternativa uma solução extremamente segura e resistente a vários tipos de climas, além de oferecer isolamento térmico e acústico.

E você, já conhecia todo esse potencial?

Related Posts

Cart

No products in the cart.