SATEL + Sotreq:

Uma História para ser Contada!

O COMEÇO

 

A SATEL nasceu em 1976, já como Locadora de Máquinas Pesadas pelo Sr. Elias Antônio Safar, nosso saudoso pai. Naquele tempo, a pessoa era identificada pelo seu nome, pelo seu caráter e pela moralidade dos seus negócios.
Na época, tudo era novidade pois não havia histórico ou literatura, que explicasse como proceder. Estávamos todos aprendendo. As aulas eram feitas na prática. Até hoje, acreditamos que a nossa existência depende de continuarmos aprendendo, evoluindo, renovando, inovando e sendo merecedores da confiança de nossos clientes.

                                         

SOTREQ – O início do relacionamento

 

A Sotreq é nossa fornecedora, mentora e parceira desde 1999, quando compramos as primeiras 12 Motoniveladoras CAT 120-H. Naquele tempo, estávamos apostando na fama da empresa. Era uma incógnita o resultado dessa decisão. O próprio tempo mostrou que a decisão foi muito feliz.
Ao longo desses mais de 20 anos, já adquirimos algumas centenas de equipamentos CAT, sempre com a certeza, sem precisar olhar para conferir, de que a Sotreq estaria ao nosso lado independente da nossa necessidade, da dos nossos clientes ou da turbulência do mercado.
É o sentimento da segurança, que é difícil de explicar financeiramente, mas que faz toda a diferença.

O SENTIMENTO – Porque a escolha do nome CATERPILLAR?

 

Vou tentar explicar de forma diferente, por exemplo: ”- Você sabe o que aconteceu em 1832?”

Voltando ao tempo do Brasil Colonial, encontramos um país jovem e recentemente emancipado de Portugal. Dom Pedro l acabara de renunciar, voltando para Portugal e deixando seu filho, Dom Pedro II em seu lugar. A Câmara de Deputados tentava dar um golpe federalista com bloqueio do Senado, tivemos o início da Guerra dos Cabonos, os privilégios aduaneiros da Inglaterra e a visita ilustre do naturalista Charles Darwin em Fernando de Noronha.

”- Nada a ver, não é mesmo?”
”- Mais ou Menos.”


De 1832 para cá, já se passaram 188 anos e este número é o resultado da soma dos tempos de Brasil das três empresas envolvidas nesta negociação: CATERPILLAR – SOTREQ – SATEL.
Dizem que só podemos nos orgulhar da nossa responsabilidade após sermos exaustivamente testados pelas adversidades da própria vida. Estamos falando em quase DOIS SÉCULOS de responsabilidade comprovada.

Finalmente, o porque do sentimento: ”- A escolha da marca CAT, e do seu distribuidor SOTRQ, foi feita com base na TOTAL CONFIANÇA que, nós da SATEL, temos na marca e no seu distribuidor.

 

PADRONIZAÇÃO DA FROTA – Os Ganhos na Agilidade de Manutenção

 

Talvez a padronização seja, aos olhos de alguém de fora do ramo, uma decisão estranha mas, para nós, os ”botineiros”, isso representa uma relação de inter-confiança. Essa confiança, também é compartilhada pelos nossos clientes com relação à SATEL. Eles podem confiar na qualidade dos nossos serviços e na agilidade das nossas equipes de manutenção.
A questão agora é correlacionar a padronização da frota com a agilidade de manutenção, não é mesmo?
– Isso é fácil!
Antigamente as máquinas eram recombinação dos mesmos componentes. Todos muito simples e com nenhuma eletrônica embarcada. Haviam mecânicos que se vangloriavam de conseguir desmontar um equipamento qualquer da frota e remontá-lo com uma apenas uma pequena caixa de ferramentas. Esse tempo já era.

Ao logo do tempo, houve mudanças significativas no conceito de construção das máquinas. A necessidade de uma maior disponibilidade mecânica, com redução substancial do tempo de manutenção corretiva e preventiva, a questão do meio ambiente que limitava a emissão de gases e ‘criminalizava’ o derramamento de óleo, o conforto e segurança do operador, a redução do consumo, etc…, resultam num projeto de construção mais denso.

Nós, da SATEL, optamos pela padronização da frota. Essa decisão permitiu que a nossa demanda por peças de reposição fosse simplificada pela intercambiabilidade de parte das peças e, olhando pelo lado da mão de obra, pelo total conhecimento da nossa equipe de mecânica, dos possíveis problemas que a máquina possa ter. Dessa forma, tendo em mãos as peças e o conhecimento, o tempo de parada, para reparo ou manutenção possa ter. Dessa forma, tendo em mãos as peças e o conhecimento, o tempo de parada, para reparo ou manutenção, será bem reduzido.

 

INVESTIMENTO – Porque Agora?

Não existe momento ideal. A vida simplesmente acontece. Decisões são tomadas o tempo todo e cada uma com suas consequências.
Algumas empresas não tomam decisões pelo pensamento de que vivendo na zona de conforto, elas são imunes às oscilações do mercado. Puro engano. Essas, definham com o tempo, não se atualizam e são esquecidas.
Já entre os ousados, temos algumas empresas que puxam a carroça e a SATEL é uma delas. Estamos sempre investindo, sempre inovando e sempre acreditando no Brasil.
A hora era agora e, principalmente, AGORA.

 

ROLOS CA CP-54 e CS-54 – Porque da Escolha?

 

A Caterpillar não produz Rolos Compactadores para o Brasil. Produz pro Mundo. A máquina está no top entre as marcas mundiais, apresenta uma ótima estabilidade mecânica e conforto de primeiro mundo para o operador.
Essa escolha não foi só baseada na marca ou modelo. Foi pela certeza de que a máquina vai atender plenamente qualquer expectativa dos nossos clientes. Como toda máquina CAT, vamos oferecer disponibilidade mecânica acima de 95%, consumo baixo e compactação dentro dos melhores parâmetros do mercado.

                                                                   

                           CATERPILLAR – PONTOS FORTES DA MARCA 

 

”- Ninguém é líder por acaso.”

Carregadeiras Satel

A Caterpillar nasceu como qualquer empresa. Pequena, cheia de sonhos e muita disposição. Mas, ao contrário de muitas empresas, interrompidas ou adquirimos no caminho, a CAT se tornou sinônimo de Máquinas Pesadas. Mas a questão é porque?

Não existe segredo nisso. Ela investiu pesado, ao longo de toda a sua vida, na evolução da sua linha, sempre estabilidade mecânica, que reflete num dos maiores índices de disponibilidade mecânica, num dos menores consumos de combustível, etc… A consequência é conhecida. Se tornou líder.
Quando a SATEL decide investir em novas aquisições, ela tem que fazê-lo no sentido de atende as necessidades dos nossos clientes, concorda?

 

”- Será que eu vou encontrar algum cliente que não procure o que foi apresentado acima?
”- Acho que não.”

Resumindo, eu diria que foi a escolha natural, lastreada na nossa própria experiência e nas necessidades dos nossos clientes.

 

SOTREQ– PROGRAMAS DE MANUTENÇÃO, PEÇAS E SUPORTE

 

A SATEL usa, usará e muito bom saber que podemos contar com a disponibilidade de atendimento mecânico da Sotreq. Não existe outra conta… a máquina PARADA é a mais cara.
Quando temos uma demanda por manutenção corretiva, a única instrução que a nossa equipe de controle de campo recebe, é de REDUZIR O TEMPO DE PARADA AO MÁXIMO.
Pra fazer isso acontecer, eles podem e devem acionar a Sotreq sempre que for preciso. É claro que as máquinas apresentam baixa necessidade de manutenção mas, caso aconteça, sabemos que teremos assistência total e imediata da Sotreq.

                                           

     E O CLIENTE? BENEFÍCIOS PELA ESCOLHA DA SATEL

 

A relação da SATEL com os seus clientes tês os mesmos princípios, encargos e responsabilidades das razões que culminaram na escolha da CAT/Sotreq. Nossa relação com esses clientes é também pautada pela TOTAL CONFIANÇA.
Se não formos merecedores dessa confiança, seremos substituídos por alguma locadora que possa merecer. Então, pelo nosso próprio desejo de continuidade, consideramos a manutenção ágil de nossa frota, como a nossa maior obrigação. Reconhecemos o nosso ”DEVER” de atender e, pelo outro lado, não abrimos mão do direito de pedir socorro à Sotreq sempre que for preciso.

 

DIVERSIFICAÇÃO DOS MODELOS DA FROTA  – JUSTIFICATIVAS PELA NECESSIDADE

A SATEL possuiu diversos tipos de equipamentos.
Iniciou a sua vida locando Tratores de Esteiras, Carregadeiras, passou por toda a linha de asfalto mas consolidou o seu nome com Rolos Compactadores, Motoniveladora CAT 140K receberam a companhia de seus parentes, Retroescavadeira 416F2, das Escavadeiras 320, 336 e 345 GC, dos Rolos CP54 e CS54, da Carregadeira 924k.
Estaremos, em breve e se Ele quiser, completando a família CAT.

                                                   

        

FINALIZANDO

Em nome do nosso fundador e de toda a família SATEL, gostaríamos de agradecer a todos aqueles que confiam na nossa equipe, contribuindo com os tijolos que edificaram a nossa história.

MUITO OBRIGADO!

Eng. SAME ELIAS SAFAR – Diretoria Comercial
Fone: (31) 3036-0000 e/ou comercial@satel.com.br