As escavadeiras são os equipamentos ideais para atividades de abertura, perfuração ou remoção de terra, minérios e entulhos, já que otimizam o tempo e facilitam o serviço. Como escolher a escavadeira certa para sua operação? Confira a seguir:
Versáteis, elas são usadas da construção civil à mineração, com modelos disponíveis de três a 70 toneladas. E observando aspectos da escavação, é possível escolher o equipamento que oferece a melhor produtividade.
Uma máquina que seja muito pequena pode dificultar a execução do trabalho em determinados locais. Operações em rocha, por exemplo, requerem mecânicas robustas e mais pesadas, pois oferecem maior segurança para suportar as atividades.
Ou seja, a escolha do equipamento correto fornece a potência e a força certa para o trabalho, aliando eficiência e menor custo operacional. Para otimizar seu trabalho e investimento, separamos algumas dicas importantes que deve considerar na escolha da escavadeira. Confira!
Alcance e profundidade: em primeiro lugar, certifique-se que a escavadeira tem a capacidade adequada para o tipo de operação. Ela precisa ter o alcance necessário para atingir a profundidade desejada. Quanto maior o alcance, menor o tempo do ciclo de escavação. Do mesmo modo, caso sua operação requeira carregamento de materiais, é preciso escolher um equipamento com altura de elevação o suficiente. Por isso, antes de escolher a máquina, conheça muito bem as suas necessidades e especificidades.
Peso e agilidade: neste caso, maior robustez nem sempre é a melhor escolha. Quanto maior e mais pesada a máquina, mais difícil será a movimentação do equipamento. O mesmo vale para a oscilação de cauda, que exige mais contrapeso para se manter em equilíbrio. Operações de baixa complexidade e ambientes de pouca amplitude pedem máquinas mais compactas e ágeis, como miniescavadeiras e escavadeiras médias, que oferecem giro de cauda mínimo, evitando danos a estruturas ao redor das operações.
Outro ponto importante ao considerar o peso de uma escavadeira é pressupor seu peso máximo quando estiver em atividade – incluindo o peso do operador e a carga em transporte. Por isso, busque saber se realmente é necessário ter uma escavadeira grande.
Tipo de terreno: locais mais íngremes e irregulares exigem equipamentos de maior tração. Neste caso, escavadeiras de esteiras, por exemplo, proporcionam mais força de tração e estabilidade de operação para terrenos montanhosos e solos macios. Escavadeiras de rodas, por outro lado, são mais eficientes em superfícies duras e planas. Escolher a máquina correta é fundamental para não causar dano ao terreno, local de trabalho e operadores.
Acessórios: por fim, mas não menos importante, é saber quais peças, acessórios e implementos se encaixam melhor ao tipo, tamanho e modelo do seu equipamento.
As escavadeiras são máquinas altamente personalizáveis. Por isso, verifique sempre as possibilidades de implementos e selecione aqueles que realmente vão fazer a diferença na sua operação.
Também mantenha a revisão de sua máquina em dia. Alguns danos ou pontos de atenção como superaquecimento, gases de escape e baixa potência no motor são facilmente visíveis. Quanto antes esses danos forem identificados e as peças certas trocadas, menor será o gasto com custos evitáveis.
Assim, ao escolher os acessórios compatíveis com seu equipamento, você aumenta a vida útil do equipamento, otimiza o desempenho de suas atividades e reduz custos.
Lembre-se: máquinas pesadas são responsáveis por trabalhos muito importantes em diversos setores. Por isso, na hora da compra ou locação, escolha parceiros que garantem a qualidade e segurança da escavadeira. Gostaria de solicitar um orçamento sem comrpomisso? Entre em contato conosco!