A construção civil está entre os setores que mais produzem resíduos em suas atividades e, infelizmente, a gestão dessa etapa ainda está longe de alcançar o ideal. De acordo com um levantamento realizado pela Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon), apenas 20% dos resíduos gerados pelas obras são descartados corretamente.
Ainda de acordo com a Abrecon, cerca de 98% dos resíduos gerados na construção civil podem ser reciclados. Ou seja, é possível mudar a realidade e abraçar a sustentabilidade. Mas para isso, temos uma longa caminhada pela frente, que depende de uma forte conscientização para a importância de minimizar os impactos ambientais das atividades do setor, além do fortalecimento e investimento em políticas consistentes de reciclagem, reutilização e correta destinação.
Quer saber como você pode fazer a sua parte nessa transformação? Nossa equipe da Satel separou algumas dicas de destinações mais ecológicas para alguns dos tipos de resíduos gerados em obras.
Concreto, alvenaria, solo e argamassa: quebrados ou moídos, esse tipo de resíduo pode ser incorporado no preparo do concreto ou da argamassa, criando uma circularidade na produção do material. Também é possível utilizar restos de concreto, alvenaria e argamassa para a camada de lastro, que preenche espaços entre cintas ou baldrames.
Plástico, papel, madeira, vidro e metais: assim como fazemos com o lixo doméstico ou em qualquer outro segmento, esse tipo de resíduo precisa ser separado e encaminhado para cooperativas ou empresas de reciclagem.
Gesso: esse é um material com propriedades genuinamente sustentáveis. Quando o resíduo de gesso é separado e armazenado de forma correta, ele readquire as características químicas da gipsita, o minério do qual se extrai o gesso. Assim, o “lixo” pode voltar para a cadeia produtiva e ganhar vida nova. Além disso, o resíduo do gesso também pode ser utilizado para corrigir o solo em muitas atividades agrícolas.
Óleos, solventes e tintas: para evitar danos ao meio ambiente e à saúde humana, esses resíduos devem ser descartados de acordo com a orientação do fabricante. É importante destacar que esse tipo de material também precisa ser armazenado de forma adequada, com o objetivo de minimizar a possibilidade de vazamentos e contaminações.
Ter o comprometimento com a correta destinação de resíduos é contribuir para a construção de um futuro mais limpo e sustentável, mas também é uma forma de otimizar e economizar recursos. Que tal colocar as dicas em prática e compartilhar esse conhecimento com colegas de trabalho? Somando esforços, podemos gerar impactos cada vez mais positivos para o planeta e a sociedade! Solicite um orçamento de máquinas pesadas com nossa equipe!