Conheça algumas técnicas de reaproveitamento de água na construção civil

Explorar práticas de sustentabilidade e redução do desperdício de recursos naturais é uma prática essencial para setores que desejam manter a alta competitividade dentro do mercado. Na construção civil, o reaproveitamento eficiente de água é um passo importante na busca pela convergência de responsabilidade ambiental e boas práticas empresariais.

Técnicas como a captação de água, uso de sistemas de reuso de água de lavagens e a instalação de tecnologias para o aproveitamento eficiente ajudam a minimizar o consumo de água potável. E para ajudar, separamos abaixo algumas dessas alternativas que podem ser aplicadas nas mais diversas operações. Confira!

Captação de água da chuva

A água captada das chuvas pode ser armazenada e utilizada em diferentes atividades, especialmente na limpeza de equipamentos e demais áreas industriais. O processo é muito simples: basta instalar  calhas e condutores que direcionem a água para reservatórios adequados — sempre com a presença de filtros para remover impurezas.

Reutilização do uso de água

Assim como a água da chuva pode ser reaproveitada, toda a água utilizada em chuveiros, lavatórios e máquinas de lavar também tem uma segunda aplicação. Após o processo de tratamento para remover impurezas e resíduos, a água — também chamada de água cinza — pode ser  utilizada para descargas, irrigação de jardins e limpeza de máquinas, reduzindo o consumo em em canteiro de obras.

Tecnologias de decantação

Para quem deseja ir ainda mais longe no uso consciente, é possível adotar sistemas de separação de sedimentos para reutilização da água em outras situações. Por meio de tanques específicos para o processo, retêm-se impurezas mais densas, deixando a água em condições adequadas para uso, sobretudo para atividades de limpeza.

Uso de concreto seco

Alguns recursos adicionais também são bem-vindos para a economia e redução do desperdício. Um bom exemplo disso é o concreto seco. Diferente do material tradicional, que exige grandes volumes de água para sua mistura e aplicação, o concreto seco demanda menor quantidade de água no preparo de concreto e argamassa — sem comprometer a resistência e qualidade da obra.

Com algumas práticas simples, você promove o uso mais consciente da água, minimiza impactos ambientais e ainda atende a normas ambientais e incentivos para certificações sustentáveis. Mais do que um compromisso com o meio ambiente e sociedade, adotar usos mais conscientes de recursos naturais é cuidar do futuro do planeta!

Related Posts

Cart

No products in the cart.