Como aprimorar a gestão de tempo em sua obra?

Ter uma boa gestão de tempo é crucial para a execução eficaz de qualquer projeto. E no setor de construção civil não é diferente. Além de ser vital para o cumprimento dos prazos de planejamento, o gerenciamento eficaz evita o tempo de máquina parada e minimiza custos e riscos não esperados. 

Com um cronograma, por exemplo, é possível monitorar o progresso e antecipar imprevistos, reajustando o planejamento conforme necessário. Em outras palavras, é fundamental para melhorar significativamente os resultados da sua obra. 

E para ajudar, separamos algumas dicas que vão aprimorar a gestão de sua operação. Confira!

  1. Estabeleça prioridades

Identificar as principais tarefas e organizar prioridades faz toda a diferença para o resultado final. Além de organizar as etapas mais críticas do cronograma, evita a execução de serviços desnecessários e o desperdício de tempo dos profissionais. Com isso, seu trabalho será utilizado naquilo que realmente importa.

  1. Tenha um cronograma detalhado

Modelos de planejamento padronizados nem sempre são a melhor opção para sua obra. Neste caso, opte por cronogramas adequados especificamente para cada etapa e padrão de sua operação. Aqui vale utilizar projetos anteriores para avaliar pontos positivos que podem ser reutilizados e também lembretes de melhorias para evitar a repetição de erros.

  1. Monitore seu progresso

Saber em qual fase do projeto você está é fundamental para que os resultados desejados sejam alcançados. Por isso, ter reuniões regulares com a equipe, manter contato constante com fornecedores e atualizar o status em cada etapa da operação permite antecipar atrasos. Com isso, é possível implementar as medidas certas e ajustar eventuais falhas de execução.

  1. Calcule uma margem de tempo para imprevistos

Infelizmente, nem todas as atividades dependem de quem está por trás de uma operação. Diversos fatores externos, como a variação de condições climáticas e falhas mecânicas podem interferir em seu cronograma. Por isso, é fundamental “contar com imprevistos” no planejamento de sua obra.

Ainda que tenha estabelecido um prazo para cada etapa e planeje suas atividades de acordo com o combinado, a dica é criar previamente um plano de contingência, caso tenha que adaptar a programação. Por exemplo: tenha um tempo de entrega um pouco maior do que o planejado. Assim, mesmo que tenha uma interferência – seja ela interna ou externa – não prejudicará o resultado final.

  1. Alinhe prazos com fornecedores

Manter um alinhamento claro e contínuo com fornecedores é igualmente importante para uma boa gestão. Em primeiro lugar, faça uma seleção cuidadosa de terceiros para assegurar que atendam às exigências do projeto. Qualidade de material, custo, confiabilidade e capacidade de entrega são fatores relevantes para a escolha.

Ademais, realize periodicamente reuniões para se certificar de que o planejamento será seguido e que qualquer alteração será informada e alinhada. Para isso, a dica é manter em operação canais de comunicação eficientes para reduzir desentendimentos e facilitar atualizações necessárias.

Para mais dicas e conteúdos, acesse nosso blog.

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