Ter uma boa gestão de tempo é crucial para a execução eficaz de qualquer projeto. E no setor de construção civil não é diferente. Além de ser vital para o cumprimento dos prazos de planejamento, o gerenciamento eficaz evita o tempo de máquina parada e minimiza custos e riscos não esperados.
Com um cronograma, por exemplo, é possível monitorar o progresso e antecipar imprevistos, reajustando o planejamento conforme necessário. Em outras palavras, é fundamental para melhorar significativamente os resultados da sua obra.
E para ajudar, separamos algumas dicas que vão aprimorar a gestão de sua operação. Confira!
Estabeleça prioridades
Identificar as principais tarefas e organizar prioridades faz toda a diferença para o resultado final. Além de organizar as etapas mais críticas do cronograma, evita a execução de serviços desnecessários e o desperdício de tempo dos profissionais. Com isso, seu trabalho será utilizado naquilo que realmente importa.
Tenha um cronograma detalhado
Modelos de planejamento padronizados nem sempre são a melhor opção para sua obra. Neste caso, opte por cronogramas adequados especificamente para cada etapa e padrão de sua operação. Aqui vale utilizar projetos anteriores para avaliar pontos positivos que podem ser reutilizados e também lembretes de melhorias para evitar a repetição de erros.
Monitore seu progresso
Saber em qual fase do projeto você está é fundamental para que os resultados desejados sejam alcançados. Por isso, ter reuniões regulares com a equipe, manter contato constante com fornecedores e atualizar o status em cada etapa da operação permite antecipar atrasos. Com isso, é possível implementar as medidas certas e ajustar eventuais falhas de execução.
Calcule uma margem de tempo para imprevistos
Infelizmente, nem todas as atividades dependem de quem está por trás de uma operação. Diversos fatores externos, como a variação de condições climáticas e falhas mecânicas podem interferir em seu cronograma. Por isso, é fundamental “contar com imprevistos” no planejamento de sua obra.
Ainda que tenha estabelecido um prazo para cada etapa e planeje suas atividades de acordo com o combinado, a dica é criar previamente um plano de contingência, caso tenha que adaptar a programação. Por exemplo: tenha um tempo de entrega um pouco maior do que o planejado. Assim, mesmo que tenha uma interferência – seja ela interna ou externa – não prejudicará o resultado final.
Alinhe prazos com fornecedores
Manter um alinhamento claro e contínuo com fornecedores é igualmente importante para uma boa gestão. Em primeiro lugar, faça uma seleção cuidadosa de terceiros para assegurar que atendam às exigências do projeto. Qualidade de material, custo, confiabilidade e capacidade de entrega são fatores relevantes para a escolha.
Ademais, realize periodicamente reuniões para se certificar de que o planejamento será seguido e que qualquer alteração será informada e alinhada. Para isso, a dica é manter em operação canais de comunicação eficientes para reduzir desentendimentos e facilitar atualizações necessárias.
Para mais dicas e conteúdos, acesse nosso blog.