O uso de dados e inteligência artificial impacta de ponta a ponta a cadeia produtiva. Na construção civil, não é diferente. Do planejamento ao canteiro de obras, o uso de novas tecnologias otimiza a gestão de recursos, acelera o fechamento de atividades e potencializa a análise de dados e relatórios, resultando em menor custo, tempo de produção, riscos e maior produtividade.
Ainda que tradicional, hoje, o setor já se consolida com o uso de automação, sistemas de segurança e realidade virtual e gestão de obras. Neste sentido, a IA contribui com o fornecimento de dados em tempo real, simulações e avaliações de risco, impactando diretamente na tomada de decisão e no planejamento estratégico.
Na era da informação e conectividade, novas soluções e experiências são realidades no dia a dia das operações, ganhando cada vez mais espaço em construtoras e imobiliárias de todo o mundo. Pensando nisso, separamos algumas aplicações para o uso das novas tecnologias no setor. Confira!
Análise de dados
A capacidade de analisar e sintetizar dados, identificar padrões e simular resultados rapidamente é um dos grandes diferenciais da IA. Seja pelo uso de imagens coletadas, sensores de segurança ou ferramentas de monitoramento, a concentração de informações impacta diretamente na gestão de uma obra. Um histórico preciso facilita a revisão do planejamento, a avaliação da evolução diária da operação e evita o desperdício de materiais e retrabalho de etapas.
Simulações de visitas
Com as tecnologias certas, é possível que construtoras criem meios de visitação remota, simulando detalhes do imóvel, como layout, acabamentos e iluminação em diferentes horários do dia. Além de eliminar a necessidade de deslocamento, isso permite a ampliação de visitas e a personalização do local de acordo com as preferências do cliente.
Monitoramento de atividades
A IA também oferece soluções inovadoras para aumentar a eficiência e segurança no canteiro de obras. Por meio de câmeras e sensores integrados, as novas tecnologias são capazes de verificar o desempenho dos trabalhadores em tempo real, indicando anomalias, prevendo atrasos ou eventuais situações de risco, como a falta de uso de equipamentos de proteção individual (EPIs). Isso permite a rápida tomada de decisões, reduz custos, otimiza o desempenho da operação e evita acidentes.
Com a SATEL, além da disponibilidade de equipamentos, você conta com a inclusão de tecnologias para acelerar a produtividade de sua obra. O Grade 3D, disponível para motoniveladoras, é o novo assistente para operadores em atividades de nivelamento e preparação de solo. Com acesso ao projeto no painel do equipamento, o profissional consegue visualizar todas as informações da obra e realizar o nivelamento com mais precisão e acabamento. Acesse nosso site e saiba mais!